terça-feira, 11 de junho de 2013

Dia 2 de 90 - Plyometrics

PLYOMETRICS

O mais intenso de todos os exercícios, Plyometrics não é para qualquer um.


Tony Horton não está brincando quando diz que "this is the 'X' in P90X". Sem exageros, não sei se há palavras capazes de descrever o quão esse treino é exaustivo. Sendo bastante otimista, consegui fazer apenas 45% dos 60 minutos do exercício. Isso me faz supor que essa primeira semana do P90X, ao menos para quem está saindo de uma vida extremamente sedentária (meu caso), serve apenas como uma "ignição". Durante esse tempo, o rendimento é baixo, o corpo dói bastante e a exaustão ao longo do dia é constante, mesmo que você trabalhe o dia inteiro sentado.

Por outro lado, se você ainda está iniciando no P90X e tem um pingo de bom senso (coisa que eu aparentemente não tenho), troque-o pelo Cardio X — pelo menos por enquanto, afinal você se comprometeu a Bring It e isso requer que você leve seu corpo ao limite, a longo prazo.

Acredite, todo esse esforço será bastante recompensador. O treino melhora e muito a nossa força, velocidade, equilíbrio, coordenação e estabilidade. Dessa forma, você pulará mais alto, ficará mais veloz e melhorará seu desempenho em quaisquer atividades físicas, principalmente nos esportes. Além disso, estima-se que o gasto calórico do Plyometrics fique entre 700 a 900 Kcal, e tudo o que você deve fazer é pular, pular, pular e, sem dúvidas, pular mais. Pode parecer ridículo, mas boa parte do tempo, você ficará assim:


Em vários momentos no treino de hoje, segui inevitavelmente a dica do Tony: "If you're in trouble, hit the pause button" — sim, eu parei muitas vezes, principalmente quando parecia que meu coração ia explodir. Aliás, um monitor cardíaco é praticamente indispensável nesse treino, visto que você quer garantir uma boa performance e não arruinar seu exercício, devido a uma sobrecarga do seu coração. Logo, é fundamental saber como calcular sua FCM (frequência cardíaca máxima); mas se você não possuir condições financeiras para comprar um monitor cardiáco, você pode tomar seu pulso com o auxílio de um relógio com ponteiro de segundos. Saiba mais sobre a grande importância da FCM na efetividade dos exercícios.

Enfim, como eu já havia feito três semanas do P90X em fevereiro, listei algumas dicas para se obter um melhor desempenho especificamente no Plyometrics; ou para, pelo menos, conseguir completá-lo:

  1. Escolha um dos participantes para ser seu guia, dependendo do seu nível: Pam (iniciante), Eric (Intermediário) ou Dominic (Avançado - esse cara é insano);
  2. comece devagar, pois esse é um treino que vai ficando cada vez mais intenso — guarde sempre um pouco da sua energia para os próximos minutos;
  3. use um par de tênis confortável, pois, como eu já disse, você vai pular muito, e seus pés não merecem o castigo do choque com o chão duro;
  4. escolha um local de treino com piso aderente, a fim de evitar o risco de escorregões — pode acontecer de você escorregar no seu próprio suor;
  5. beba muita água antes e depois do treino, pois, ao ingerir muito líquido durante, você pode facilmente ficar com dor de estômago ou com algo pior;
  6. de todas as dicas, o grande trunfo é descansar sempre que precisar — até porque, na minha opinião, o número de intervalos no Plyo não chega a ser suficiente, mesmo para os que já treinam há mais tempo. Só tome cuidado para não fazer um intervalo muito longo, pois há o risco de seu ritmo cardíaco diminuir drasticamente e também seus músculos esfriarem — isso pode arruinar o seu treino.

Final de treino: muito suor!

O PLYOMETRICS É PARA MIM?

Após todo o terror ao longo do texto sobre quão difícil e exaustivo é o Plyometrics, você deve estar se perguntando: esse treino é para mim? O Plyometrics não é recomendável para aqueles que apresentam pelo menos uma das seguintes características:
  • Problemas cardíacos;
  • Asma (seja crônica ou adquirida);
  • Problemas no joelho que necessitaram intervenção cirúrgica;
  • Graves problemas nas costas; e
  • Obesidade extrema.
Com exceção dessas pessoas, todos podem fazer o Plyometrics. Então, não se engane com desculpas esfarrapadas como "o Plyo é muito cansativo", "eu fico todo dolorido" ou "mas eu só tenho uma perna!" — Eric Stolhanske é um grande exemplo de que não há desculpas!



3 comentários:

  1. Fiz ontem pela primeira vez o Plyometrics e estou rindo muito com os seus comentários, é tudo verdade, também parei trocentas vezes o vídeo e os últimos 10 minutos eu deixei para a próxima vez, se não eu ia morrer... olha que eu nem tenho excesso de peso, nem sou muito sedentária, mas houve horas que eu pensei que ia vomitar de tanto pular... hoje sinto além dos músculos da perna os da barriga bem doloridos, espero que na próxima vez eu consiga ir até o fim... quando a um dos participante desconfio que ele é um canguru, só pode =)... por outro post seu vi que es de Manaus, também sou... Ai fiquei curiosa pra ver o resto do seu treinamento, atualiza o blog. =P

    ResponderExcluir
  2. oi, comecei ontem, e hj, era plyometrics mas não aguentei fazer, muita dor..Gostaria de saber como anda seu treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses treinos milagrosos são excelentes para pessoas de condicionamento físico bom a excelente. As lesões que esses treinos podem causar são severamente graves e podem acompanhar o indivíduo até o resto da vida. Antes de se fazer esse programa, eu indicaria a pessoa a fazer um programa de condicionamento físico de pelo menos 03 meses. Cuidado com a saúde, sempre! Rogério Corrêa de Souza (Neurocirurgião e Fisiatra).

      Excluir